quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Conta de luz mais barata em três municípios da Baixada Fluminense.

Uma reunião, realizada na última segunda-feira, resultou em boas notícias para Mesquita, Belford Roxo e São João de Meriti. Representantes das três cidades participaram do encontro promovido pelo Deputado Federal Marcelo Matos (PDT-RJ) com a Light para discutir a redução de custos no serviço de energia nas três regiões.
Ficou estabelecido um convênio entre os municípios e a Light, e a implantação do programa Comunidade Eficiente nas três regiões. O programa visa levar eficiência energética para famílias de baixa renda incluídas no Cadastro Único, do Governo Federal, permitindo uma redução de até 60% dos valores das contas de luz. Além disso, as pessoas receberão instruções sobre
uso inteligente da energia elétrica e também poderão receber novos eletrodomésticos como geladeiras, chuveiros e lâmpadas consumo reduzido de energia.
Estiveram presentes o secretário adjunto de Assistência Social de Mesquita, Leonardo Ribas, o prefeito de Belford Roxo, Dennis Dauttmam, e do secretário de Governo de São João de Meriti, Antônio Carlos Titinho. Representando a Light, estava a superintendente de relações institucionais e ouvidoria Cecília Pimentel e o coordenador de operações e comunidade, André Duarte.

Programa Comunidade Eficiente

Realizado desde 2002, o programa Comunidade Eficiente (CE) desenvolve ações integradas em diversas comunidades de baixa renda do estado do Rio, que englobam: a reforma de instalações elétricas; substituição de equipamentos ineficientes por eficientes, como lâmpadas e geladeiras; e ações educativas, que colaborem na conscientização do consumidor.
O projeto Comunidade Eficiente realizou investimentos de mais de R$ 60 milhões nos últimos anos, conseguindo economizar mais de 87.000 MWh/ano. Por meio do CE, famílias de baixo poder aquisitivo estão aprendendo a usar de forma racional e eficiente a energia de suas residências.
Das mais de 88.413 unidades consumidoras beneficiadas pelo projeto desde 2009, 487.377 lâmpadas fluorescentes compactadas de 15W foram colocadas, assim como 31.590 geladeiras com Selo Procel, e 30.902 cômodos, de 4.590 casas, tiveram as instalações elétricas reformadas até o final de 2011. Todos esses resultados superaram o planejamento.

Moradores das três cidades comemoram

Ao saber da notícia moradores dos três municípios ficaram satisfeitos e contentíssimos com a novidade. A aposentada Maria das Graças Silva, de Mesquita, que vive com apenas pouco mais que um salário mínimo, comemorou a parceria. "Que notícia boa. Pra quem vive com pouco como eu, e que ainda tem que gastar um dinheirão com remédios, isso vai ser bom demais. Qualquer economia que a gente possa fazer, já é uma grande ajuda".
Já o cabeleireiro José Dias, de Belford Roxo, era só alegria com a notícia. "Ai que bom! Isso vai ser maravilhoso. Vou economizar e ainda posso ganhar uma geladeira nova. A minha ‘tá veinha’ que só". (risos).




Fonte: JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário