quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Unidades de educação a distância serão ampliadas no Estado do Rio e Belford Roxo ganhará uma nova sede.

O Governo do Estado vai ampliar quatro unidades do Consórcio CEDERJ para aumentar a oferta de cursos de Ensino Superior, Educação de Jovens e Adultos,
Pré-Vestibular Social e Formação Profissional. As melhorias, orçadas em R$ 21,6 milhões, vão beneficiar as cidades de Barra do Piraí, Piraí, Resende e Belford Roxo. Entre as novidades está a graduação em Engenharia de Produção, que passará a ser oferecida em Piraí e Resende a partir do primeiro semestre de 2015.

O objetivo da Secretaria de Ciência e Tecnologia é reformar as unidades do Cederj para transformá-las em Polos de Educação a Distância, um novo conceito em ensino semipresencial. O consórcio – formado por sete instituições públicas (Cefet, Uenf, Uerj, Uff, UFRJ, UFRRJ e UniRio) – atende cerca de 26 mil alunos e oferece 15 opções de graduação, incluindo o novo curso de Engenharia de Produção.

- Estes polos visam criar um novo modelo sem precedentes no Brasil: é a verticalização da educação semipresencial. No mesmo local, o aluno poderá retomar seus estudos por meio do Ceja (Educação de Jovens e Adultos que abrange o segundo segmento dos ensinos Fundamental e o Médio), estudar no Pré-Vestibular Social e seguir para a graduação e a pós-graduação, com os cursos do Consórcio Cederj e da Faeterj (Faculdade de Educação Tecnológica). Todos os níveis e modalidades de ensino estarão concentrados em um único polo - explicou o subsecretário de Desenvolvimento Tecnológico, Miguel Badenes.

A unidade de Barra do Piraí, na Região do Médio Paraíba, será ampliada em 1,5 mil metro quadrado para oferecer mais três cursos de graduação e um núcleo da Faeterj. Atualmente, o consórcio tem Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Geografia, Computação e Administração. Para o próximo semestre, serão abertas 125 vagas.

O polo de Piraí, também no Médio Paraíba, vai aumentar as instalações para receber o curso de Engenharia de Produção e disponibilizar 315 vagas para 2015. No local, também funcionarão o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) e o Ceja. O polo já conta com Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em História, Licenciatura em Letras, Licenciatura em Química, Administração e Computação.

Novas sedes para as unidades

As obras do polo de Resende têm previsão de conclusão no dia 15 de dezembro. No terreno de 2 mil metros quadrados do prédio do Ciep, onde hoje já funciona uma unidade do Ceja, está sendo construído um novo CVT e um laboratório de informática. Atualmente, o polo Cederj funciona em um prédio alugado pela prefeitura.

A nova unidade vai oferecer 372 vagas e também contará com o curso de Engenharia de Produção. Em Resende, já são oferecidos os cursos de Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em História, Licenciatura em Turismo, Administração e Segurança Pública.

Em Belford Roxo, o Cederj também ganhará novo endereço. A prefeitura da cidade doou o terreno para a construção do edifício de 1,2 mil metros quadrados. Este polo oferece três cursos (Administração Pública, Licenciatura em Pedagogia e Computação), somando 120 vagas por semestre.

Fonte: Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário