quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Rio de Janeiro e Baixada Fluminense se preparam para forte chuva nesta quinta-feira

A aproximação de uma frente fria e a formação de um sistema de áreas de baixa pressão devem provocar chuva e rajadas de vento fortes no período da tarde desta quinta-feira (5) principalmente nas regiões Serrana e Metropolitana do Rio de Janeiro. Há possibilidade de alagamentos. A Prefeitura do Rio apresentou um esquema especial elaborado por diversos órgãos do município para enfrentar a situação. Cerca de 3,2 mil agentes foram mobilizados no esquema.
“As áreas de risco da cidade estão bem mapeadas. As pessoas que vivem em áreas de risco devem sair de suas casas e ir para as bases de apoio. Elas devem se manter em locais seguros”.

Com o aumento da instabilidade há possibilidade de pancadas de chuva forte e ocasionalmente muito forte, afirmou o meteorologista do Alerta Rio Pedro Jordan. Na sexta-feira (6) essa frente fria deve se afastar do estado, mas ainda pode chover.

“O nosso esforço aqui é alertar a população, chamar a atenção para essa situação. A nossa ideia é que durante o dia o Centro de Operações possa informar se as condições meteorológicos se confirmem”.
Os meteorologistas indicam que as condições da chuva previstas para a partir desta tarde podem ser comparadas aos eventos de abril de 2011, quando choveu 79% do que era esperado para aquele mês, e dezembro de 2013, quando choveu 73% do esperado para o mês inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário