segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Oito menores infratores fogem de unidade do degase em Belford Roxo

Oito menores infratores que cumpriam medidas socioeducativas fugiram do Centro de Atendimento Intensivo de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, na manhã de domingo. Havia um plano de fuga para 15 jovens, mas sete foram recapturados por agentes do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) nas proximidades da instituição, que fica numa área de risco no município. Na madrugada de 27 de agosto, um menor infrator que completaria 15 anos naquele dia morreu na unidade por tamponamento cardíaco (acúmulo de líquido na bolsa que envolve o coração, o que pode acontecer quando o músculo do órgão sofre uma ruptura). Inicialmente, o Degase informou que o adolescente havia morrido vítima de meningite.
A fuga aconteceu por volta das 6h de domingo. Depois do café da manhã, um deles apertou um botão na mesa dos agentes que abre o portão da entrada da unidade. O grupo de 15 menores correu em direção à portaria. Oito deles conseguiram fugir escalando o muro e fugindo pela guarita. Os sete recapturados foram encaminhados para a 54ª DP (Belford Roxo). Funcionários da corregedoria do Degase foram ao local no domingo para averiguar a situação.
Segundo o Sindicato dos Servidores do Degase (Sind-Degase), a unidade estava superlotada até a semana passada, com 380 menores internados ocupando um espaço para apenas 150.
Por meio de nota, o Degase informou que comunicou a fuga ao Poder Judiciário e que fez o registro de ocorrência na delegacia local.
“Ao mesmo tempo, foi instaurado procedimento de apuração pela Corregedoria do Departamento Geral de Ações Socioeducativas”, diz a nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário